17 fevereiro 2002

Internet tem muito a ver com escambo e mercado persa.

Os participantes do meio conversam entre si, individualmente, para vender e comprar. A busca básica é por informação e, mesmo que essa transação de compra e venda se concretize fora da Internet, ela acaba por ser o meio de convencimento do comprador.

Só que não rola mais aquele papo de comunicação de massa e a informação necessariamente não vem dos meios formais (do vendedor ou da empresa que se presta a vender), mas de fontes alternativas como aquele cara que você conheceu no ICQ e que comprou um igual, uma lista de discussão do tipo "I Love" ou "I Hate".

Mais do que isso, as pessoas mostram como gostam de se comunicar, apontando o humor (negro, incorreto, ligth, cinza chumbo, comportado, seja qual for) como a maneira privilegiada de ouvir e compreender mensagens. Não seria de surpresa se lembrassemos da máxima "O Homem é o Único Animal que Ri". Já que essa prerrogativa é exclusiva de nossa raça (a exceção é o Papagaio Jung, aqui em casa, que também ri) porque não fazer uso dela? Rir é coisa séria, mas não precisa ser levada a sério...

0 comentários: