01 abril 2002

A Cora em sua Coluna, há duas segundas atrás, e também no seu blog, falou sobre compras de supermercados on-line.
Relatou sua experiência, mal sucedida, de tentar fazer compras, primeiro no Pão de Açúcar e depois no Zona Sul.
Bom, pro razões sigilentas, não posso dizer no que, mas trabalho bem próximo desses maravilhosos agentes do e-commerce no Brasil, e acho que posso ajudar na elucidação dos motivos desse atendimento "exemplar":

Pão de Açúcar:
Desde o fracasso do Amélia, estão desfocados. Não tem idéia de estratégia para seu e-commerce, apenas anunciando que estão focados em vender, em ser um canal adicional aos tradicionais canais de venda. Em tese, até estão certos, mas na verdade não tem a menor idéia de como vender, não conhecendo as necessidades (ou as interpretando mal) de quem usa a rede para fazer compras. Estão impedidos (pela tecnologia adotada no site) de aprofundarem estratégias de parceria que agreguem valor ao ato de fazer compras. No Rio de Janeiro, representarem traço no Delivery on-line, embora sejam bem fortes em SP.

Zona Sul
São os papões do mercado carioca com 75% do volume de atendimentos. São bons, graças a Marlin que é quem realmente desenvolve o site e os conceitos de e-commerce, tendo com eles um contrato de exclusividade e confidencialidade coml. Poderiam estar muito mais a frente ou, pelo menos, contribuido decisivamente para aumentar o volume desse tipo de venda, mas parece que o Zona Sul "engole" Internet como canal de venda. O marketing é deficiente e a continuação do sucesso depende do boca-a-boca, mais na base do "os outros são uma bosta" do que "esse é o melhor", e, de novo, do que a Marlin trouxer pro site.

Sendas
Esses são ruins mesmo. Ainda sim, conseguem 25% do mercado, mas só maluco compra lá. Os preços do on-line deveriam ser, sim, um pouco mais caros, contudo, são extorsivos. Mas você não precisa se preocupar porque, de cada 10 produtos pedidos, eles só te entregam 5. O resto, era furo de estoque. Pro Artur Sendas, computador é uma TV com mais canais, e isso se reflete na gestão de TI e de Marketing do canal. É assustador...

É isso.

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