15 março 2002

Putada, eu ralado de trabaio, mas hoje é sexta e então, é hora dos...

Top-Top Five do Fim de Semana!

Para turma do sofá:

Chinatown, Roman Polanski: Jack Nicholson, com a narina rasgada à faca, segura por um pusta curativo de esparadrapão tradicional, virou o emblema desse filme. Baita policial, tintas noir bem recuperadas, J.J. Gittes, personagem de Jack, quer resolver o mistério que envolve a morte do marido de Evelyn Cross (Faye Dunnaway novinha...) e - mais importante que isso - resolver o mistério passando-lhe El Mijon!!! Filmaço, pode assistir sem medo!!!
Blade Runner, Ridley Scott: Tava demorando preu dar essa dica, que não é lá muito dica... Seguramente, um dos 10 melhores filmes já realizados. A visão do futuro que o Ridley Scott trouxe pra nóis, mais ainda na época do lançamento do filme, é absolutamente pessimista e centrada, muito mais compatível com o que somos do que aquelas babaquices de Os Jetsons (babaquices, quando levadas a sério). Dá pro gasto... Só assisti 28 vezes...
The Apartment (Se Meu Apartamento Falasse), Billy Wilder. Dois GÊNIOS juntos (Wilder e Lemmon) com uma gostosa (MacLaine) no meio. É um dos roteiros de comédia mais brilhantes que já vi. O humor do filme serve para sublinhar as pequenas tragédias de quem tem uma vidinha assim-assim e resiste em muda-la. 10!
The Unforgiven (Os Imperdoáveis) Clint Eastwood. Bom bragaraio!!! Recuperou o genêro western pro cinema, ao mesmo tempo que provou a necessidade do talento pra fazer filmes, principalmente aqueles que envolvam os mitos que povoam nossas cabeças, no caso, o do cowboy, durão, vingativo e vingador. O legal que ele criou um anti-herói, que só consegue ser isso tudo (com uma certa dose de mau-caratismo) bebado! Indispensável!
A Nitght At The Opera (Uma Noite na Ópera) Sam Wood. Marx, GROUCHO MARX. é a coisa mais próxima de loucura e insanidade, pré Monty Pyton, que você pode assistir. Os caras - os Marx - eram geniais, e com Groucho de band leader, não sobra pedra sobre pedra. Egressos do vaudeville, os 3 (ou 4, dependendo da formação) eram foda, com um timing impressionante. Eles eram - são, aliás - foda!!!

Vou mandar o cartaz dos Marx. Groucho merece:



Uma Noite Na Ópera


E na Eletrola Hi-Fi: Madredeus. Ouvi hoje de manhã e me bateu uma saudade lusitana atávica (uia!!!!). Teresa Salgueiro é qualquer coisa. Parece que o tempo pára quando a mulher canta...

0 comentários: