07 agosto 2002

Lendo um post do Alex Inagaki do SPAMZINE, me deparei com uma das atrocidades mais comummente protagonizada pelas distribuidores de vídeo: a temível tradução de títulos
Ele conta que o último filme de Kevin Smith, de quem tanto ele quanto eu gostamos (O Balconista - The Clerk é meu vídeo de cabeceira), "Jay and Silent Bob Strikes Back" foi traduzido como..."O Império (do Besteirol) Contra-Ataca".
Chega a ser de doer...
----------------------------------------------
Bom, e doeu tanto que eu mandei a seguinte e delicada recramação pra (en)Lumière:

> Parabéns,
> Além de não conseguir aumentar a audiência significativamente, vocês ainda
> vão conseguir afastar o público fiel do Kevin Smith com um dos mais idiotas
> títulos traduzidos já criado:O Império (do Besteirol) Contra-Ataca
> "Jay and Silent Bob Strike Back".
> Além de não dizer nada e não ter nada a ver com o filme em si, não traduz
> (literalmente) nada.
> Marketingzinho de merda o de vocês.
> A propósito, fui dono de locadora e sei do que estou falando.


hoje pela manhã, fui agradavelmente surpreendido pela resposta da Lumière:

Olá Cláudio,
Trabalho no marketing da distribuidora Lumière e fiquei surpresa / admirada
com suas palavras sobre o título do J&S. Somos super abertos a críticas e
sugestões de todo tipo e de todo o público. Não concordamos com sua
observação com relação a este assunto, mas respeitamos seu ponto de vista.
Este título foi sugerido depois de pesquisa - interna e externa - e tenho
certeza que os admiradores de diretor não vão deixar de assistí-lo. A
propósito - o título tem total relação com o conteúdo do filme ok??
Atenciosamente,
Cristiana Cunha
Lumière - Marketing

----------------------------------------------
A citada pesquisa para escolha do título deve ter tido perguntas do tipo:
"Qual título mais boçal poderemos escolher para este filme, fazendo-o parecer alguma coisa como 'A vingança dos dobermans' ?"
ou
"Como usar esse título para empurrar o filme numa audiência pouco qualificada, cujo somatório de neurônios de seus elementos não ultrapasse 1,600?"
----------------------------------------------
Falando sério... Esses marketeiros (no sentido pejorativo da palavra) se acham realmente geniais? Me lembram do Otto Glória, ex-treinador de futebol, já falecido, dirigiu a seleção portuguesa de 66, entre outros times: eles se acham Bestiais, mas na verdade, são umas Bestas! (adaptação livre no mesmo contexto)

0 comentários: