20 dezembro 2002

Nossos bravos meios de comunicação, notadamente os jornais cariocas, criam uma nova versão de "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas":

(catado no Mosca)


Depois de Aldir Blanc, a vez de Aquiles Reis. O músico, um dos integrantes do grupo MPB-4, era articulista do Jornal do Brasil. Não é mais. Ao referir-se, em sua última coluna, à demissão do colega de O Dia (motivada por críticas ao casal Garotinho) e ter seu texto censurado, Aquiles resolveu pedir o boné.

Em e-mail enviado a amigos, Aquiles explicou:

Aqueles que receberam o texto que enviei no sábado para ser publicado na minha coluna no JB, e que leram o jornal de hoje, perceberam que foi censurado o parágrafo onde comento a demissão arbitrária do Aldir Blanc pel'O Dia.
Então, não sei se feliz ou infelizmente, a partir de hoje não escrevo mais para o JB.

Agora, o trecho censurado:
Poeta de canções que fazem a história da MPB, Aldir foi "despedido" sem maiores explicações pel'O Dia. Cronista do jornal desde 1995, ele acabara de ter seu contrato renovado quando escreveu comentando a tristemente famosa frase do ex-governador Garotinho recomendando que o Palácio Guanabara (será a Benedita?) deveria ser desinfetado antes que sua esposa Rosinha lá entrasse. No dia seguinte à publicação (coincidência?) Aldir foi defenestrado. Liberdade de expressão? Censura? Onde? Com a palavra a direção d'O Dia.

-----------------------------------
Porra, eu acho que d'O Dia eu podia até esperar essa postura, mas do JB??!??!?
Com a tradição de liberdade de expressão de idéias e sobretudo de resistência ao Mainstream Estupidificante, nem com um escroque na direção (Tanure, o escroto escroque), o JB podia se prestar a um papel destes.
É triste ver como a conveniência vem marcando o relacionamento entre toda a imprensa formal e os governos...
Nos sobra, graças a Deus, a Internet, onde qualquer um, com um pouco de paciência pode berrar o que quiser.
As vezes sai uma merda ou outra, mas no campo das opiniões.
Uma excrescência como essa, dificilmente...


0 comentários: