13 novembro 2004

Receita pro Sábado a Noite

Risoto de proscciuto ala gorgonzola

Olhaí, seguinte, dissolve aí 1 colher de sopa de manteiga no fogo brando, refogando nessa mistura uma cebola média bem picada e uns 250 gr, rasgados em pedaços pequenos de pesunto parma (ô mané, tu achas que proscciuto é o que?).

Aí, nesse refogado básico, dá uma fritada (uns 2 ou 3 minutos máomenos) em duas xícaras de arroz e não esquece, tem que ser arbóreo ou carnerolli, senão não rola o amido necessário pra dar liga no risoto. Feito isso, derrube no arroz frito, um copo - uns 400 ml - de vinho branco seco e deixe evaporar. Sempre mexendo pô... Mexer bem é o segredo desse prato (sem sacanagem)!

Feito isso, hora de adicionar o caldo de carne (uns 750 ml). Aí cê faz o seguinte, adicione caldo (que deve estar quente, mantido em fogo baixo) o suficiente para cobrir o arroz e mexa até começar a secar. Começou a secar? Adicione mais caldo até cobrir o arroz e mexa até começar a secar. Vai repetindo a operação até o risoto atingir o ponto ideal, a saber, o de mingau, bem pastoso, mas sem parecer aquela gororoba de quartel, manjou ô chegado?

Chegando no ponto, adicione uns 200 gr de gorgonzola picado, mexendo até derreter e incorporar. Feito isso, apague o fogo, acrescente mais uma colher de sopa de manteiga, mexendo sempre e sirva com salsa rasgada miudinha por cima.

Aí mané, isso é pra ficar pronto e ser servido, portanto, tenha certeza que está fazendo a receita na quantidade certa. Essa que eu dei aqui rola na boa prumas 6 pessoas. Isso é, se não tiver limpa-trilho no pedaço, tá falado? Nao rola guardar na geladeira e aquecer pra servir depois. Pra reaproveitar as sobras, só com uma frittata, mas isso é outro babado, tá sacado?

=============

Se você quiser impressionar a gata, sirva o risoto, claro, acompanhado com um bom tinto, de preferência italiano, mas pode ser um nacional de boa cepa também.

Se for italiano, prefira um bom chianti (na faixa de 25 à 40 reais - p.ex. o Chianti Colli Fiorentini).

Se for nacional, eu recomendo um BBB, que embora não esteja na linha dos italianos tradicionais, é bem construído, com um half de uvas shiraz e cabernet sauvignon, que é o Terranova, da vinícola Miolo. O preço é bacaninha e ele se garante.

0 comentários: